Dieta da pipoca

pipoca-com-agua

Apesar de parecer mentira, a pipoca pode ser saudável e ainda ajuda a emagrecer. Mas, segundo a chamada “dieta da pipoca“, isso só funciona se a guloseima for preparada sem sal e gordura (ou seja, o balde do cinema está proibido).

A ideia do programa alimentar é simples: manter um cardápio leve e equilibrado (com muitos vegetais, carnes magras e bastante água). Nos pequenos lanches ao longo do dia, a pipoca é liberada para matar a fome.

Substitutos para Lanches Calóricos

Comer pipoca como um lanche não apenas te ajuda a perder peso porque é reativamente rica em fibras, mas também porque ela pode substituir outros lanches mais calóricos. Oito xícaras de pipoca contêm apenas 244 calorias, e requer um bom tempo para comer. Coma apenas 17 batatas fritas e você consumirá a mesma quantidade de calorias e terminará em pouco tempo, tornando mais possível que você coma mais batatas fritas ou outro lanche.

Comparações caloria a caloria favorecem ainda mais a pipoca estourada com ar quente, se você considerar outros lanches que você pode substituir. Uma xícara de sorvete, 6 biscoitos de chocolate caseiros e até um sanduíche de geleia têm quase o dobro das calorias das 8 xícaras da pipoca corretamente produzidas.

Alimento Saciante

Um estudo publicado no “Nutrition Journal” em 2012 descobriu que as pessoas ficavam mais satisfeitas e comiam menos calorias em lanches e refeições principais quando comiam pipoca como lanche do que quando comiam batatas fritas. A pipoca emagrece por ser um alimento saudável integral que te oferece fibras, muito saciante mesmo que não tenha muitas calorias. Alimentos que têm pouca densidade calórica, ou calorias por grama – como a pipoca – são ótimos lanches em uma dieta já que você pode comer mais sem consumir muitas calorias. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, é a quantidade de alimentos que você come, e não a quantidade de calorias, que te faz se sentir saciada.

Estourar um quarto de xícara de milho de pipoca dá cerca de 8 xícaras – suficiente para uma noite inteira assistindo filmes – e contém 9,6 gramas de fibras, cerca de um terço da quantidade diária recomendada. Pipocas de microondas contêm praticamente a mesma quantidade de fibras por xícara, mas aquelas que usam manteiga e óleo contêm mais gordura saturada e calorias, diminuindo os benefícios das fibras.

Lanche Satisfatório

Quando está fazendo uma dieta de perda de peso, o que você come como lanche pode fazer uma grande diferença na quantidade de calorias que você ingere por dia. Pipoca pode ser um lanche satisfatório que não vai perturbar sua dieta. Um estudo apresentado no Encontro Científico Anual da Sociedade de Obesidade em 2010 descobriu que pessoas em uma dieta que comiam 100 de pipoca por dia como lanche estavam satisfeitas com o lanche e sentiam que ele os ajudava a controlar a fome.

Pipoca de Microondas e Sódio

Embora as muitas versões com pouca gordura das pipocas de microondas contenham quase a mesma quantidade de fibras e calorias que as estouradas com ar quente, elas contém muito mais sódio. A porção sugerida dessas pipocas contém 270 miligramas de sódio, enquanto a mesma quantidade de pipoca estourada com ar quente contém 2 miligramas. Limitar o sódio reduz o peso de líquidos, tornando mais fácil a perda de peso.

Comer alimentos salgados aumenta os níveis de sódio no seu corpo, o que seu corpo remedia aumentando a sede e diminuindo a produção de urina. Se você diminui sua sede bebendo uma bebida adoçada com açúcar, perder peso se torna ainda mais difícil.

Como a Pipoca Engorda

Apesar da pipoca conter poucas calorias e gordura, você ainda pode ganhar peso se não controlar a quantidade que come ou se cobri-la de manteiga. Cada colher de sopa de manteiga que você coloca na sua pipoca adiciona 100 calorias e 11,4 gramas de gordura.

Em vez disso, misture uma quantidade pequena dos seus temperos favoritos e jogue na sua pipoca para melhorar o sabor. Tente canela, curry em pó, temperos italianos ou chili em pó. Se você quer adicionar um pouco de gordura, adicione uma ou duas espirradas de um óleo em spray para apenas cobrir levemente a pipoca e ajudar os temperos a grudarem sem aumentar muito as calorias do seu lanche.

 

Página Inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *