Emagrecer para Engravidar

Já não é novidade para ninguém que o excesso de peso é prejudicial à saúde, uma vez que está associado a inúmeras patologias como problemas cardíacos, diabetes, artrite, apneia do sono, etc. Mas poucas mulheres têm consciência que o excesso de peso tem um impacto muito negativo na sua fertilidade!
O que isto quer dizer é que muitas mulheres com excesso de peso têm dificuldades em engravidar.

 emagrecer-para-engravidar

 

Quase metade das mulheres com dificuldade em engravidar têm excesso de peso

É um número impressionante este: quase metade das mulheres que têm problemas em engravidar têm excesso de peso!

E o problema é que muitos casais que têm problemas para engravidar nem imaginam que a razão dessa dificuldade pode residir apenas no excesso de peso…

 

Segundo uma recomendação do National Institute for Health Care  Excellence, Mulheres com IMC (índice de massa corporal) acima de 30 deveriam ser informadas pelo seu médico de que é provável que demorem mais tempo a engravidar ou que tenham mais problemas em consegui-lo. Recomenda também que as mulheres devem ser informadas de que se perderem peso as probabilidades de conceber com sucesso aumentam bastante.

 

Qual a relação entre excesso de peso e infertilidade?

 
A obesidade é uma das causas de disfunção menstrual, que pode causar menstruações irregulares ou com intervalos maiores do que 35 dias (oligomenorreia), ausência de ovulação e até sangramento disfuncional do útero. Mas, mesmo que a mulher mantenha menstruações regulares, a sua capacidade reprodutiva é seriamente afetada no caso de excesso de peso e obesidade.

O ciclo menstrual da mulher implica uma complexa interação entre vários hormônios que controlam  a ovulação e o desenvolvimento do endométrio. O excesso de peso e obesidade perturbam seriamente o equilíbrio hormonal.
Além de todas estas questões, o excesso de peso também está diretamente relacionado com uma incidência maior de aborto.
PERDER PESO PARA ENGRAVIDAR

Esse assunto dá muito pano pra manga e deixa muita mulher com raiva dos médicos e das pessoas em volta, que não cansam de palpitar sobre sua forma física.

A verdade é que, é sim possível engravidar acima do peso, mas também pode ser mais difícil, e a mulher engravidando, tem mais probabilidade de ter algumas complicações como pressão alta e diabetes gestacional, por isso a preocupação dos médicos e a denominação de gestação de alto risco nesses casos.

Perder peso pode significar a recuperação das capacidades reprodutivas… Por isso, se quer engravidar e tem excesso de peso, talvez tenha encontrado agora a razão e a motivação que lhe faltavam para perder alguns quilinhos…

 

 

 

Página Inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *